1 de mai. de 2010

Pesquisa e a Feira (parte II)

Galera, espero que as saídas da semana passada foram aproveitosas. Das três turmas, uma saiu para completar pesquisa para o microprojeto e duas tiveram o primeiro contato com a fotografia analôgica e o processo manual de manusear a máquina. O comentário mais ouvido: quero ver as minhas fotos!

Paciência, gente. A demora só doi porque já nos acostumamos a satisfação instantânea, a necessidade de consumir de uma forma mais rápida, de folhear pelas imagens da vida sem ter que parar, nem necessariamente pensar.

Lembrem-se, também, que a fotografia só se tornou instantâneamente gratificante em tempos recentes. Voces fazem parte da uma nova geração de fotógrafos que nunca misturou químicos, nem revelou negativos, nem lutou por horas na frente de um ampliador para conseguir uma revelação decente. Voltar para uma parte desse processo pode nos dar um novo respeito para a evolução da prática e dos benefícios de um processo mais prolongado.

Quero saber: aproveitaram da ausência da telinha para se ligar mais no ambiente? No movimento do tempo? Na chamada das cores? Nas poses das pessoas?

Já estão aparecendo alguns comentários e espero que continuem a refletir nos seus blogs.

Se saiu com a equipe da noite para ver a capoeira do planaltino, como foi o primeiro contato com a filmadora? O processo de entrevistar, registrar história e cultura através de vários meios?

Finalmente, vamos ver a empolgação para a feira! Estamos esperando um público de mais de 5000 pessoas e a tenda da fotografia será uma das mais destacadas da feira. Nesta última semana precisará de muito esforço para realizar as propostas então vamos todos colocar a mão na massa e fazer a melhor exposição de fotografia que Capim Grosso já viu.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Máquina analógica é muito legal, gostaria muyito de ter aprendido todas essas coisas, mas talves se naum fosse a era digital, naum teria esse contato com a fotografia devido ao tempo, pois a analógica necessita de muito mais tempo tanto para fotografar quanto ao propesso de revelação. É tudo tem seus dois lados.

    ResponderExcluir
  3. Pô filmar foi muito legal, já tinha feito algumas gravações para trabalhos de colégio, gosto muito dessa arte. A entrevista foi meio estranha pq já conhecia a galera e perguntava o q já sabia, sei lá axo q preferiria estar do outro lado, até senti q os entrevistados estavam meio travados, mas foi produtivo, da próxima iremos com tudo.

    ResponderExcluir