24 de abr. de 2010

Preparações para a Feira de Cultura

Só faltam duas semanas para a primeira Feira Cultural de Capim Grosso e a fotografia terá um lugar central nas apresentações, sendo exposta no palco e na barraca da AEC-TEA. Como temos bastante trabalho que não foi exposto, nesta última semana pensamos em como expor a obra realizada na oficina de Literatura e Fotografia com o objetivo de incluir texto e envolver o público na leitura das imagens de uma forma dinámica e divertida. Resumindo as idéias sugeridas por alunos de todas as turmas:

1. Para as fotografias realizadas em cima da idéia da tristeza e o poema de Arnaldo Antunes, criar uma caixa "televisão" pela qual se pode observar imagens. O observador olha por uma fresta em um lado da caixa e no outro lado aparecem as imagens. As imagens serão impressas em um papel fotográfico leve e esticadas/enroladas em duas madeiras que o observador pode operar à mão por uma alça externa, passando pelas imagens à vontade.

2. Criar um ambiente interativo para a apresentação das fotos de Vidas Secas, montando as imagens e texto num muro de esteiras e enfeitando o lugar com outros objetos simbólicos da obra de Graciliano Ramos.

3. Fazer uma peçinha de alguns trechos do capítulo "Fabiano" e apresentar a peçinha no cenário de Vidas Secas. Os atores poderiam ser alunos de fotografia ou alguns participantes de curso de teatro selecionados por Francisco.

4. Estreiar o expo-jegue, ou seja, um jegue decorado com fotografias. Ele ficaria fora da barraca e, quando acompanhado por um aluno, poderia dar uma volta na praça.

O que mais tem para acresentar? Quais idéias faremos? Todas?

Aliás, conversamos sobre o mapeamento de manifestações culturais que tem acontecido no município ao longo do último mês e, na próxima semana, todos voces terão a oportunidade de participar. Formaremos equipes de 3 pessoas e sairemos ou na quinta ou na sexta para entrevistar productores de cultura, cadastrando pessoas, fotografando e filmando.

A tarefa para casa, então, envolve a seleção de um sujeito produtor de cultura. Cabe nessa definição de cultura: produtores de artesanato (retalho, bordado, cesta, esteira, vassoura), músicos, rezadeiros, contadores de histórias, etc. Na seleção de um sujeito lembra que deve ficar dentro do município de Capim Grosso e ser acessível à pé ou por bicicleta. Para os grupos que saem na sexta, terá um carro disponível para nos levar!

E para os alunos que ainda não decidiram num tema para o trabalho da Gal, será uma boa oportunidade de se envolver no método da etnografia e talvez se inspirarem. Pense bem e nos encontraremos esta semana com novas idéias e reflexões!

Até, fotógrafos...

2 comentários:

  1. me encanta sempre essa sua velocidade de pensamento....sempre me inspoira mito quando estamos perto.
    adoro a idéia do expo-jegue....não sei nem o que dizer...as caixas então....quase que visualisei tudo....
    de salvador estou sem poder dar muita força pois a produção da exposição esta me tomando bastante tempo, mas estarei ai pra prestigiar tudo....beijão grande e mão na massa!!!

    ResponderExcluir
  2. valeu flávia os alunos têm contribuido muitas idéias boas e agora só falta executar elas. estamos indo atrás do expo-jegue e aguardando a sua presência no palco no dia 8!

    ResponderExcluir