16 de ago. de 2010

Temas/transportações

Temas que surgiram nas nossas discussões sobre Capim Grosso e a etnografia, retratados por outros fotógrafos, em outros tempos e lugares. Entre diversos processos, personagens, e momentos históricos, tem-se os músicos de jazz de Roy Decarava, os mineiros de Sebastião Salgado, as strippers de Susan Meiselas. Algumas realidades que são próximas às de Capim Grosso, outras que são longes. Ao ver os ensaios, o que foi que sentiu? Qual ensaio teve o impacto emocional mais imediato? Qual o tom emocional do ensaio? O que aprendeu? Você foi transportado a outro tempo, a outra experiência?

Quais as emoções no teu trabalho? Os valores? Como sentirá alguém do outro lado do mundo (que certamente não conehece Capim Grosso nem o interior da Bahia), ou do outro lado da cidade (que nunca sentiu o peso da prensa numa casa de farinha, por exemplo), ao ver o teu trabalho pela primeira vez?

A mulher:

Susan Meiselas - Strippers do carnaval

Jenette Williams - The bathers (As Banhistas)


Trabalho:

Sebastião salgado - Trabalhadores

Rocca Rorandelii - A Indústria do tabaco: dois mundos


Religião:

Christian Cravo - Irredentos/Jardins do Éden

Música e dança:

Pierre Verger

Herman Leondard - Jazz

Roy Decarava - Jazz (veja os links em baixo pois não tem um acervo permanente on-line)
http://robertwalls.wordpress.com/2009/11/02/roy-decarava-1919-2009/

http://thedaytheworldturnedday-glo.blogspot.com/2009/11/roy-decarava-master-photographer.html


Mais atualizações estão para vir. Se tiver um ensaio ou um fotógrafo que poderia encaixar na discussão, me avise nos comentários.

2 comentários: