28 de mar. de 2010

o fotógrafo

Esse é um presente de Manoel de Barros contando como fotografou o silêncio, prestem atenção e relembrem como vocês fotografaram a tristeza. Será que foi assim? Como foi?

O Fotógrafo

Difícil fotografar o silêncio.
Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada a minha aldeia estava morta.
Não se ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas.
Eu estava saindo de uma festa.
Eram quase quatro da manhã.
Ia o Silêncio pela rua carregando um bêbado.
Preparei minha máquina
O silêncio era um carregador?
Estava carregando o bêbado.
Fotografei esse carregador.
Tive outras visões naquela madrugada.
Preparei minha máquina de novo.
Tinha um perfume de jasmim no beiral de um sobrado.
Fotografei o perfume.
Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.
Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo.
Fotografei o perdão.
Olhei uma paisagem velha a desabar sobre uma casa.
Fotografei o sobre.
Por fim, eu enxerguei a Nuvem de calça.
Representou para mim que ela andava na aldeia de braços com
Maiakovski - seu criador.
Fotografei as nuvens de calça e o poeta.
NInguém outro poeta no mundo faria roupa mais justa para cobrir sua
noiva.
A foto saiu legal.

4 comentários:

  1. Que poema?!
    É possível fotografar o silêncio?
    Todas as fotos seriam legais.
    ?????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Fotografei a tristeza diferente, pois construi uma imagem pronta na cabeça. E ele viu uma cena e percebeu que poderia se tratar do silêncio.
    Ah não entendi o q seria a 'Nuvem de Calça', me expliquem.

    ResponderExcluir
  3. ja reparou que as evzes quando olhamos as nuvens elas e transformam em algo? As vezes coelhos, as vezes xícaras, as vezes parecem até que estão vestidas...

    ResponderExcluir