25 de mar. de 2010

Escrever e Fotografar

Essas são as ações que refletimos em aula.

Aqui entendemos que desenvolver um estilo de escrita presupõe uma técnica, um saber e uma intenção de quem o faz, assim como para desenvolver um estilo fotográfico é preciso ter não apenas noção, mas domínio na manipulação de alguns elementos visuais, como: 
- textura
- luz
- forma
- perspectiva

 Mas a técnica sozinha não basta. Precisamos entender como se organiza uma imagem, e pra entendermos isso precisamos nos dispor a ler as imagens com atenção. 

Hoje quase tudo é imagem, vamos nos tornando preguiçosos para ler textos e até para ler imagens, elas entram sem pedir licença, porém a nossa desatenção pode ser fatal....elas podem interferir no que pensamos e somos sem nos darmos conta.

Por isso trouxemos a importância de se adquirir cultura visual, cultura fotográfica. Precisamos olhar com atenção para tudo, precisamos ter muito cuidado com as naturalizações, é preciso sempre fazer o esforço para ver o mesmo de outro angulo...tudo pode ser diferente. Ficar consciente dessa visão nos dará a possibilidade de produzir imagens com mais significado e expressão.

É importante ter vocabulário, ou seja, é importante ter a experiência do olhar. Um olhar maduro sabe que existem infinitas formas de ver uma situação, mas esse olhar sabe também que é preciso ter claro o que se quer dizer para escolhar a melhor forma de dizer; com isso queremos dizer que o importante é o conhecimento. 

O compromisso com o conhecimento, com a cultura, com a leitura é o que nos diferencia na vida e na nossa produção no mundo. Precisamos pensar constantemente que fotografia queremos colocar no mundo e porque? O que queremos dizer, o que pensamos das coisas?

O que significa cada coisa se você não tem opinião sobre elas?

Ou um texto/imagem dá um sentido ao mundo, ou ele não tem sentido nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário